Artrose x artrite: entendendo a diferença
7 de novembro de 2021A resposta ao título do texto é sim, a artrose ou osteoartrose e a artrite ou artrite reumatoide são duas doenças distintas, porém semelhantes em sintomas, cujo diagnóstico as vezes pode ser difícil de ser feito. Ficou curioso para saber mais? Segue o fio aqui no post que vamos falar um pouco sobre elas.
.
1️⃣ ARTROSE
A ARTROSE ou osteoartrite é uma das doenças articulares que mais acontece na população. Trata-se de uma doença caracterizada pela destruição e erosão das cartilagens articulares, importantíssimos componentes do movimento articular suave, sem atrito e sem dor.
.
🚩 Quais as articulações mais acometidas pela artrose?
Nos homens, a mais afetada é o quadril, enquanto as mulheres têm mais predisposição a terem artrose nas articulações das mãos.
.
💊 Como é o tratamento?
Infelizmente o controle da artrose não é simples, apesar de toda a tecnologia disponível. Para esses pacientes, o tratamento objetiva melhorar a dor e a qualidade de vida, através da fisioterapia uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos e por meio de cirurgias (artroplastias).
.
2️⃣ ARTRITE
A ARTRITE por sua vez é uma doença inflamatória sistêmica que atinge o tecido sinovial, o responsável por produzir o líquido lubrificante das articulações, o líquido sinovial. Ela causa muito mais sintomas que a artrose, sendo comuns os sintomas de fraqueza, fadiga intensa, febre e alterações de exames laboratoriais inflamatórios, como o VHS e a PCR.
.
🚩Quais as articulações mais acometidas?
O mais comum são as articulações das mãos, como interfalangianas e metacarpofalangianas, porém ela pode atingir também os punhos, joelho e cotovelos, estes menos frequentemente que as mãos.
.
💊Como é feito o tratamento?
Ao contrário da artrose, há diversos medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores usados para tratar a artrite. Cada caso é único e deve ser avaliado como tal pelo médico reumatologista, que pode escolher entre medicamentos como os corticoides e anti-inflamatórios não-esteroidais.
.
Apesar das diferenças, ambas são doenças graves que implicam em grande dor e perda de qualidade de vida dos pacientes, sendo muito importante o diagnóstico e o início mais precoce possível do tratamento.
.
Não deixe essas doenças atrapalharem sua vida! Agende já uma consulta!