Capa Blog

Como os médicos diagnosticam a osteoporose?

14 de janeiro de 2022

👨🏻‍⚕️ VOCÊ SABE COMO OS MÉDICOS DIAGNOSTICAM A OSTEOPOROSE? 👨🏻‍⚕️

.

Nesse post vamos lhe mostrar como é feito o diagnóstico dessa doença que afeta 1 a cada 3 mulheres com mais de 50 anos. 😱 Veja agora!

.

A consulta médica, de modo geral, é dividida em duas etapas: a entrevista – também conhecida como anamnese – e o exame físico. Durante a entrevista, o médico procura descobrir, por meio da história, qual é o problema que terá que investigar. Já durante o exame físico (que se inicia desde o primeiro passo do paciente no consultório), procura por sinais que possam indicar determinada doença. A partir disso, o médico traça uma linha de raciocínio para chegar ao diagnóstico.

.

🦴 A osteoporose é caracterizada pela perda da densidade óssea. Portanto, na hora da entrevista, os médicos prestam atenção em alguns sinais que indicam essa perda de densidade. Uma das principais pistas que alertam o médico para a osteoporose é a ocorrência de fraturas sob traumas de baixa energia, como a queda da própria altura.

.

No exame físico, os médicos procuram alguns dados importantes sobre os pacientes, como: perda da altura (mais de 2,5cm em um ano) o aumento progressivo da cifose torácica; entre outros.

.

Por fim, para complementar a consulta, o especialista pode pedir alguns exames laboratoriais e de imagem para confirmar o diagnóstico. Entre os exames laboratoriais, destacam-se a medição do cálcio, do fósforo e da vitamina D no sangue e a função da tireoide. Já nos exames de imagem, podem ser solicitados o Raio-X simples e a densitometria óssea.

.

⚠️IMPORTANTE⚠️: a osteoporose é uma doença silenciosa que, se não for diagnosticada de forma precoce, pode prejudicar a vida do paciente de várias maneiras.

.

👉🏻 Se você está suspeitando que está com a doença, não deixe a saúde dos seus ossos para depois. Ligue no telefone (46) 3055-4004 e marque uma consulta!

.

Dr. Mário Martins Neto
Ortopedista e Traumatologista
CRM 23338