Dor e Rangido no Joelho?
11 de janeiro de 2022A adolescência vem acompanhada de grandes transformações no nosso organismo. Uma das principais é a aceleração do crescimento em estatura e, como consequência dela, experimentamos uma fase de ENCURTAMENTO muscular.
.
Boa parte das dores na região anterior do joelho ocorrem nessa fase porque o encurtamento muscular aumenta a PRESSÃO que existe na articulação entre o fêmur e a patela. Grosseiramente, podemos dizer que, ao invés da patela deslizar livremente pela canaleta formada pelo fêmur, ela transita de forma mais apertada, e o atrito entre as duas superfícies articulares fica maior do que o aceitável. Por causa do atrito, ao longo do tempo, as cartilagens de ambos os ossos começam a ficar amolecidas, o que nós médicos chamamos de condromalácia (condros=cartilagem e malácia=amolecimento). Essa é a causa da dor.
.
Esse problema não acontece só em adolescentes, mas também em muitos adultos.
.
Faça um teste simples. Estique um dos joelhos e deixe a musculatura da coxa bem relaxada. Você conseguirá mover a patela para as laterais, dentro de um certo limite. Não há pressão na articulação. Agora, experimente dobrar o joelho e repita o teste. Você perceberá que não consegue mais movimentar a patela. Houve um aumento da pressão entre os dois ossos.
.
Quando ficamos com os joelhos dobrados por muito tempo (como quando ficamos sentados), a pressão prolongada faz com que a superfície da articulação também amoleça. Por esse motivo, as pessoas sedentárias estão mais sujeitas ao problema.
.
Os sintomas clássicos da condromalácia são relatos de “dor dentro do joelho” ou “ao redor da patela”; e “barulhos”, quando ocorre o movimento de dobrar e esticar. Inicialmente, o tratamento consiste em alongamentos e mudanças nos hábitos de vida; e cirurgia, nos casos mais graves.
.
Se o seu filho adolescente tem essas queixas, ou até mesmo você, é importante procurar o ortopedista para analisar outros fatores que podem causar a condromalácia, como malformações ósseas, desalinhamento dos membros inferiores, fraquezas musculares e desequilíbrio de força dos tendões e dos ligamentos.
.
Dr. Diogo Kussakawa
Ortopedista Pediátrico
CRM 20894