Dor no Ombro? Veja 5 dicas para amenizá-la
19 de outubro de 20215 Dicas para amenizar a dor no ombro!
A dor no ombro é a 2ª queixa mais frequente nos consultórios ortopédicos. Isso ocorre, pois o ombro é a articulação que apresenta maior amplitude de movimento no corpo humano e, assim, acaba tendo maior tendência à instabilidade articular.
Entre as principais causas do quadro clínico estão processos de degeneração, variações na estrutura óssea, desequilíbrio e fraqueza muscular, trauma ou repetição exagerada e intensa de alguns movimentos que provocam impacto sobre o ombro.
Este caso, em especial, pode estar relacionado a atividades ocupacionais ou domésticas, nas quais movimentos com o braço acima da altura do ombro são comuns; por exemplo, cabeleireira, professor, dentista, jogador de vôlei, nadador.
Por isso, selecionamos 5 dicas para aliviar a dor no ombro:
1. Fazer compressas na região dolorida
Compressa de gelo é indicada em quadros agudos (após quedas ou pancadas) com objetivo de reduzir o inchaço e a dor na região.
Compressa quente é indicada em quadros crônicos (após traumas não tratados em 48h) ou de rigidez articular com objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo e relaxar a musculatura.
Ambas compressas devem ser realizadas 4 vezes ao dia por 15min, recomenda-se que sejam enroladas em um pano para proteger a pele.
2. Fazer massagens
Após aplicação da compressa, pressione a área afetada fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos.
3. Evitar movimentos com o braço acima da altura do ombro
Fazer alongamentos para relaxar os músculos e não travar a articulação
Consultar com o especialista sempre que perceber: qualquer incapacidade para realizar movimentos ou atividades da vida diária; perda de força significativa nos braços ou, em caso, de dores muito intensas ou recorrentes
ATENÇÃO!
Amenizar os sintomas nem sempre é suficiente. A dor é um sinal de alarme e, na maioria dos casos, recomenda-se acompanhamento de um ortopedista para uma avaliação precisa e um direcionamento adequado para tratar a causa da lesão.
Você sofre com dores no Ombro? Clique aqui e marque uma consulta!