Capa Blog

Dor no Quadril? Pode ser Bursite Trocantérica!

11 de novembro de 2021

Dor no Quadril? Pode ser Bursite Trocantérica!

.

Primeiramente, é importante salientar que temos centenas de bursas distribuídas pelo corpo. Elas se localizam entre os ossos e os tendões/músculos com a função de amortecer o impacto e facilitar o deslizamento dessas estruturas durante os movimentos.

.

No próprio quadril, há cerca de 14 a 21 bursas e geralmente os processos inflamatórios ocorrem naquelas presentes na região trocantérica que se situa, basicamente, entre o fêmur e o tendão do glúteo médio. O que configura a Bursite Trocantérica, a qual está relacionada a dores na região lateral do quadril.

Como esse quadro clínico normalmente envolve patologias de outras estruturas ao redor (como os tendões) e o acometimento da bursa não ocorre de forma isolada, atualmente se considera Síndrome Dolorosa Trocantérica uma terminologia mais adequada.

.

💁🏼‍♀️ Mulheres e atletas entre 40 a 60 anos são os mais frequentemente acometidos, sendo que os principais fatores predisponentes a síndrome são:

☑️ Microtraumas provocados pelo excesso de carga sobre bursas e tendões durante atividade física;
☑️ Atritos causados por movimentos repetitivos;
☑️ Desequilíbrio ou fraqueza muscular;
☑️ Queda da própria altura;
☑️ Ter uma perna mais curta que a outra;
☑️ Ter o quadril mais largo (próprio das mulheres);
☑️ Ter anormalidades que alteram a marcha.

.

👉🏻 Quando suspeitar de Síndrome Dolorosa Trocantérica?

Na presença de dor (em queimação ou pontada) localizada na região lateral do quadril que se intensifica nas seguintes situações:

✅ Após ficar muito tempo de pé;
✅ Após caminhar por períodos prolongados;
✅ Ao subir e descer escadas;
✅ Ao se deitar de lado para dormir.

.

Apesar de inicialmente não ser incapacitante. Recomenda-se consultar com um especialista, pois caso os sintomas sejam negligenciados, as dores podem ficar cada vez mais intensas, mesmo a pequenos esforços como agachar, e irradiar até próximo ao joelho. 👨‍⚕️

.

⚠️ Cabe ressaltar ainda sobre a possibilidade de se tornar crônica e comprometer estruturas, dificultando a resolução e exigindo tratamentos mais complexos.

.

Você tem dores no quadril?  Marque uma consulta!!

.

Dr. Kosmos Nicolaou
Cirurgião do Quadril
CRM 33194