💥 Já ouviu falar em SÍNDROME DO IMPACTO? 💥
.
Se você sente dores no ombro com frequência, principalmente à noite e ao realizar movimentos com o braço acima da cabeça: fique atento! Pode-se tratar dessa síndrome. 😱
.
Mas o que é a Síndrome do Impacto? 🧐
.
Para entender o fenômeno, precisamos compreender um pouquinho da anatomia do ombro. Olha como é fácil:
.
A articulação do ombro é formada por três ossos: o úmero (braço); a escápula e a clavícula. Na escápula, existe uma estrutura chamada ACRÔMIO (se você palpar seu ombro, vai sentir ele como uma pequena saliência ao final da clavícula, na parte superior do ombro).
.
👉🏻 A Síndrome do Impacto ocorre quando o úmero tem impacto com o acrômio durante a abdução e elevação do braço, danificando algumas estruturas que ficam entre eles (olhe a imagem para entender melhor!).
.
Entre essas estruturas, destacam-se a bursa subacromial e o músculo supra espinhal, que faz parte do famoso manguito rotador – um complexo muscular responsável pela estabilidade e movimentação do ombro.
.
Dessa forma, nos pacientes com Síndrome do Impacto, três coisas podem acontecer:
.
1) Rompimento do tendão do músculo supra espinhal;
2) Compressão da bursa causando inflamação (bursite);
3) Bursite + rompimento do tendão.
.
⚠️ Isso dificulta a vida do indivíduo de inúmeras maneiras, portanto, se você sente dores no ombro, NÃO ESPERE! A Síndrome do Impacto é uma doença progressiva. Isso significa que, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor é a recuperação e a volta à vida normal.
.
Se você sente dores no ombro com frequência, nós podemos ajudar. 👨🏻⚕️
.
Ligue no telefone (46) 3055-4004 e marque uma consulta.
.
Dr. Gustavo Vicenzi
Cirurgião do Ombro e Cotovelo
CRM 26831