Lesões esportivas agudas: gelo ou calor?
7 de janeiro de 2022Quem nunca se machucou e pensou: “E agora? Devo aplicar gelo ou calor”?
.
❄️ Quem apostou no gelo, acertou!
.
Quando ocorre um trauma sobre o corpo, o nosso sistema de defesa responde com uma reação inflamatória, cuja finalidade é iniciar o processo de reparo do dano causado pela agressão.
.
Uma das consequências dessa resposta é o aumento do calibre dos vasos sanguíneos, isso faz com que o local da lesão receba mais sangue e sejam desencadeados sintomas, como o inchaço, a vermelhidão e o calor.
.
Dessa forma, a aplicação de gelo reduz a passagem do sangue para a lesão e diminui os sintomas. Além disso, o frio torna o impulso nervoso mais lento, aliviando a dor e a limitação de função.
.
O gelo é o anti-inflamatório mais eficiente por ser barato, acessível e quase isento de reações adversas.
.
Como devo aplicar o gelo?
.
-
Não empregue diretamente na pele! Uma proteção, como um pano ou uma camiseta, deve ser utilizada para evitar queimaduras;
-
Quanto mais precoce, melhor! A eficiência aumenta quando a aplicação for imediatamente após o trauma;
-
Dê preferência ao gelo moído! Nessa apresentação, a área de abrangência aumenta e a temperatura é distribuída igualmente;
-
Não precisa permanecer com o gelo por horas! Faça aplicações de até 15 a 20 minutos em cada hora. Durações maiores podem causar queimaduras também;
.
Observação:
.
Nas mãos e nos pés, a duração deve ser ainda menor. Cerca de cinco a dez minutos.
- Aplique várias vezes ao dia. Quanto maior a frequência das aplicações, desde que respeitado o intervalo mencionado acima, maior o efeito anti-inflamatório.
.
🔥E as compressas quentes, quando usar?
.
Normalmente, a compressa quente é utilizada no tratamento sintomático de dores crônicas no aparelho locomotor, como dores nos ombros, no pescoço e na região lombar, porque o calor promove relaxamento da musculatura.
.
Centro Ortopédico Beltronense
Rua São Paulo, 1445, Francisco Beltrão, PR.
(46) 3055-4014