Capa Blog

Obesidade: a pandemia silenciosa

9 de janeiro de 2022

😱 Obesidade: a pandemia silenciosa 😱

.

Nos últimos 30 anos, houve um aumento expressivo nos casos de obesidade e a projeção, segundo a OMS, é que em 2025 atinja a marca de 2,3 bilhões de pessoas acima do peso com 700 milhões de obesos no mundo. Esse evento está intimamente relacionado à comodidade pela qual a vida moderna nos trouxe com uma rotina mais sedentária e mudanças no padrão alimentar.

.

O consumo de fast-food e de produtos alimentícios ultra processados passaram a dominar as refeições nos países desenvolvidos e em desenvolvimento por ser muito palatável e de enorme praticidade.

.

Nesse contexto, a obesidade passou a ser um dos maiores problemas de saúde pública que acomete pessoas de todas as idades e classes socioeconômicas e traz repercussões negativas sobre a qualidade de vida, a expectativa de vida, além de complicações cardiovasculares, osteoarticulares, metabólicas, psiquiátricas e neoplásicas.

.

Em 2018, constatou-se que 55,7% da população adulta brasileira estava acima do peso, destes 19,8% eram obesos. Por isso, selecionamos 👉🏻 5 coisas que você precisa saber sobre a obesidade:

.

  1. Perder de 10 a 15% do peso já é suficiente para melhorar demais a saúde e reduzir a mortalidade 💡

.

      2. Não basta apenas comer menos, é necessário também comer melhor 👁️

.

Evite o consumo de comida congelada, macarrão instantâneo, refrigerantes, frituras, biscoitos recheados, embutidos e demais produtos ultra processados. Priorize alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, carnes, frango, peixes, leite, ovos, grãos, leguminosas e oleaginosas.

.

  1. A prática de exercícios físicos por si só é suficiente para melhorar a saúde 🏃🏻‍♂️

.

A atividade física melhora a qualidade de vida e ajuda a manter o peso perdido a longo prazo.

.

  1. Perder peso não é fácil 💪

.

Em muitos casos, é necessário o acompanhamento de uma equipe multiprofissional com médico, nutricionista, educador físico e psicólogo. Busque ajuda, não desista!

.

Trata-se de uma doença crônica e complexa que exige esforços contínuos para ser controlada ⚠️