Recém-nascidos e Torcicolo
11 de novembro de 2021Uma preocupação comum entre pais e pediatras é uma condição chamada TORCICOLO POSTURAL, que consiste na aparência de inclinação do pescoço do bebê para um dos lados, logo após o nascimento.
.
Essa situação NÃO É uma doença propriamente dita. Ela é causada pela postura intra-uterina e pela fraqueza natural da musculatura cervical do recém-nascido, que ainda não é capaz de sustentar o peso da cabeça. Com o passar dos meses, a musculatura cervical ficará mais forte e o bebê conseguirá manter a posição correta do pescoço. Isso geralmente ocorre entre quatro e seis meses.
.
O torcicolo postural não requer maiores intervenções, mas é importante acompanhar o desenvolvimento da musculatura cervical para certificar-se da melhora. Para acelerar o processo, os pais podem realizar exercícios de rotação e inclinação para ambos os lados, alongando a musculatura. Outra tática é dispor os brinquedos do berço no lado contrário ao da inclinação para estimular o bebê a virar o pescoço para aquele lado.
.
É importante diferenciar o torcicolo postural, benigno, do torcicolo congênito clássico, que tem origem em uma alteração de fibras musculares e requer tratamento formal. Portanto, na dúvida, consulte um especialista.
.
Tem alguma dúvida? Agende uma consulta!
.
Dr. Diogo Kussakawa
Ortopedista Pediátrico
CRM 20894