Seu pé fica dormente com frequência? Cuidado!
23 de janeiro de 2022Você sente o pé e as pernas formigando frequentemente? Cuidado! Pode haver alguma doença relacionada.
.
👉🏻 É normal sentirmos os membros formigados quando, por acidente, pressionamos algum nervo. Isso ocorre com frequência quando ficamos sentados com a perna cruzada por muito tempo, por exemplo. A pressão no nervo impede a passagem do impulso nervoso, resultado: dormência da região.
.
🦶🏻 Todavia, quando o formigamento nessa região se torna frequente e intenso, pode estar relacionado com algumas doenças locais e sistêmicas. Para esclarecer, listamos a seguir 3 CAUSAS DE FORMIGAMENTO DOS PÉS:
.
1 – DIABETES
.
O diabetes, em casos avançados, tem como um dos sintomas mais clássicos o formigamento dos pés. Isso ocorre porque nessa doença ocorre um fenômeno chamado de neuropatia diabética, onde os nervos são danificados pela alta taxa de açúcar no sangue. Com o dano nos nervos, ocorre perda da sensibilidade local. Sendo assim, uma das formas de prevenir esse problema é o controle da glicemia!
.
2 – HÉRNIA DE DISCO
.
Outra causa comum de formigamento nas pernas e pés é a hérnia de disco. Quando um disco intervertebral pressiona algum nervo da região, como o ciático por exemplo, esse sintoma aparece. É muito comum a dormência ser concomitante com dor na região lombar, que caminha para as pernas.
.
3 – SÍNDROME DO TÚNEL DO TARSO
.
O túnel do tarso é um espaço estreito na parte interna do tornozelo, por onde passa um nervo que é responsável pela sensibilidade do pé.
.
Quando esse nervo é pressionado ou danificado, ocorre a síndrome. Além da dormência, pode haver queimação e dor nos tornozelos e calcanhares.
.
⚠️ATENÇÃO: existem outras causas de formigamento dos pés e das pernas. Portanto, a avaliação do especialista é fundamental para que haja o diagnóstico rápido e correto da causa desse sintoma.
.
Dr. Marcos Picini
Cirurgião do Pé e Tornozelo
CRM 30662