Sofre com cãibras? Veja 3 dicas para acabar com elas!
25 de janeiro de 2022🏃🏻♀️ É um domingo de sol. Você acorda pela manhã com uma energia descomunal e se prepara para sua dose matinal de endorfina: uma hora de corrida em volta do lago. Antes de sair, você toma uma xícara de café, deixa o alongamento para quando voltar e parte para a prova. Nas primeiras voltas, vem a surpresa: uma cãibra devastadora na panturrilha faz com que você tenha que deixar o treino de lado e voltar para casa desanimado. ☹️
.
Situações como essa são comuns para muitas pessoas. Com certeza você conhece alguém ou até mesmo já sofreu com cãibras. Porém, você sabe do que se trata?
.
Cãibras são contrações musculares involuntárias. A origem dessa condição é muito discutida no meio científico e varia de caso a caso: desidratação; desequilíbrio dos eletrólitos; encurtamento muscular; entre outras. Sua duração também varia: de poucos segundos a até minutos.
.
Existem, entretanto, algumas táticas que podemos utilizar para prevenir o aparecimento das cãibras. Veja a seguir 3 DICAS EFICIENTES para acabar com esse problema!
.
💧 BEBA ÁGUA!
.
A ingestão de água previne a desidratação: uma das causas de cãibras. Além disso, a manutenção da hidratação no corpo é um dos fatores que regula os eletrólitos. Portanto, antes e durante os exercícios físicos: beba água!
.
🙆🏻♂️ FAÇA ALONGAMENTOS!
.
O encurtamento muscular predispõe ao aparecimento das cãibras. Portanto, procure alongar antes treino e fazer um treino de alongamento. Você notará bastante diferença na frequência dos episódios.
.
🍌 COMA FRUTAS E LEGUMES!
.
Apesar da fama do consumo da banana ser crucial para evitar o problema por causa do Potássio, ela sozinha não é capaz de dar conta do recado. Outros eletrólitos como o Sódio também sofrem desequilíbrio durante a sudorese no exercício. Dessa forma, recomenda-se comer frutas e legumes variados para garantir os diversos nutrientes perdidos durante o exercício.
.
⚠️ ATENÇÃO: em caso de cãibras recorrentes, recomenda-se a procura por um especialista para a avaliação do caso, já que pode ter alguma doença envolvida.
.
Centro Ortopédico Beltronense
(46) 3055-4014