Capa Blog

Sua mão formiga com frequência? Pode ser compressão dos nervos!

13 de janeiro de 2022

Quem nunca acordou com a mão dormente após um cochilo?

.

O formigamento das mãos pode atrapalhar a vida cotidiana e, muitas vezes, pode até assustar o indivíduo que sofre frequentemente com esse sintoma. Para entender as causas do formigamento, precisamos compreender um pouquinho da inervação da nossa mão:

.

🖐🏻 A mão é inervada por três nervos principais: o nervo mediano; o nervo radial; e o nervo ulnar. Cada um desses nervos é responsável pela sensibilidade de uma região da mão. O nervo mediano confere a sensibilidade para a palma da mão, do polegar até a metade do dedo anular. Já o nervo radial, do polegar até a metade do dedo anular, porém, no dorso da mão. Por fim, o nervo ulnar sensibiliza a outra metade do dedo anelar até o dedo mínimo.

.

Mas, por que é importante saber disso? Para facilitar o diagnóstico🔍👨🏻⚕️! Dependendo da região em que ocorre o formigamento, determinado nervo pode ser o responsável! Veja 2 exemplos a seguir:

.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

.
O túnel do carpo é uma região anatômica localizada na porção anterior do punho, onde passa um nervo muito importante para a sensibilidade da palma da mão: o nervo mediano. Quando, por algum motivo, esse nervo é comprimido, pode ocorrer formigamento da palma da mão.

.

SÍNDROME DO TÚNEL CUBITAL

.
Aposto que você já sofreu com um “choque” ao bater o cotovelo em algum lugar. Certo? Isso ocorreu já que essa região do cotovelo, chamada de túnel cubital, é trajeto de outro nervo, que também é responsável por conferir sensibilidade à mão. Quando esse nervo sofre compressão, um dos sintomas mais característicos é o formigamento da mão, principalmente da metade do dedo anelar até o dedo mínimo.

.

⚠️ Existem outras causas para formigamento da mão? ⚠️

.
Com certeza! A dormência na mão é um sintoma amplo e pode indicar outros problemas sérios. Algumas causas, como o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o AVC necessitam de cuidados médicos imediatos. Recomenda-se, portanto, a avaliação de um especialista em caso de formigamento recorrente e com outros sintomas associados.

.

Sua mão formiga com frequência? Agende uma consulta!