Você está com a sensação de que tem algo solto no joelho e sente dor neste local? Cuidado, pode ser lesão no menisco!
15 de setembro de 2021Você está com a sensação de que tem algo solto no joelho e sente dor neste local? Cuidado, pode ser lesão no menisco!
Os meniscos consistem em estruturas fibrocartilaginosas que têm forma de “meia-lua” e se localizam no joelho entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna).
As principais funções dos meniscos são amortecer os impactos sobre o joelho, aumentar a área de contato, auxiliar na nutrição da cartilagem, ajudar a manter o joelho no lugar e limitar movimentos de hiperflexão e hiperextensão.
Os pacientes que rompem o menisco normalmente vão ao consultório referindo dor no joelho, inchaço e rigidez articular cujos sintomas iniciaram há 3 dias após evento traumático durante alguma prática esportiva.
Associado a isso, alguns pacientes relatam ouvir um estalido no momento da lesão e é comum, que mesmo logo após a pancada, alguns continuem andando e participando da atividade esportiva.
É importante ressaltar que esses sintomas não podem ser negligenciados pelo paciente, pois caso a ruptura de menisco não seja tratada, pedaços do menisco podem acabar se soltando e ficarem flutuando pela articulação.
O que pode levar a outras queixas como sentir que algo saiu do lugar no joelho, escutar estalidos ao dobrar o joelho ou perceber que a articulação está travada.
Veja a diferença entre as 2 formas de lesão no menisco:
- Traumática (aguda)
É mais comum em pacientes jovens e está relacionada a práticas esportivas (futebol, artes marciais, dança) quando ocorre torção ou choque direto contra o adversário que provocam lesões no joelho.
- Degenerativa (crônica)
Acomete pessoas mais velhas principalmente a partir 40-50 anos que se queixam há algum tempo de dores no joelho ocasionadas por desgaste do tecido fibrocartilaginoso, com perda de água, elasticidade e resistência própria do envelhecimento. Nesse caso, pequenos movimentos como levantar da cadeira ou agachar podem provocar ruptura do menisco.
É possível prevenir lesões no menisco com trabalho de fortalecimento muscular e propriocepção.
Você sofre com dores no joelho à noite? Clique aqui e marque uma consulta!
Dr. Ricardo Lass
Cirurgião do Joelho
CRM 26212