💢 Você sofre com dor no ombro e perda de movimentos? Pode ser Capsulite Adesiva! 💢
.
A capsulite adesiva, conhecida popularmente como ombro congelado, corresponde a uma patologia que acomete a cápsula articular do ombro. Logo, consiste em um processo inflamatório que leva ao espessamento da estrutura associado à perda de elasticidade.
.
👉🏻 Trata-se de uma doença autolimitada que apresenta duração de aproximadamente 2 anos e evolução em três fases:
.
1️⃣ Na primeira fase (inflamatória), a dor começa leve e aos poucos (após dias ou semanas) progride para uma dor muito forte e extremamente limitante.
.
2️⃣ Na segunda fase (rigidez), ocorre uma perda progressiva dos movimentos do ombro, de modo que impossibilita movimentos para se alcançar locais mais altos e para colocar a mão nas costas.
.
3️⃣ Na terceira fase (descongelamento), o movimento do ombro começa a melhorar progressivamente até a resolução da doença.
.
A dor geralmente surge sem uma causa aparente, mas também pode estar relacionada a alguma lesão, esforço repetitivo, mau jeito, cirurgia prévia no ombro ou até mesmo por algumas outras patologias como diabetes e doenças da tireoide.
.
👨⚕️ Por isso, diante desses sintomas, recomenda-se sempre consultar com um especialista para identificar os principais fatores de risco e verificar a limitação dos movimentos de forma precisa para estabelecer o diagnóstico precoce.
.
Cabe ressaltar que é indicado a realização de ressonância magnética quando há suspeita de outras doenças, como as tendinites, bursites e lesões dos tendões do manguito rotador, as quais podem coexistir com a capsulite adesiva.
.
@drgustavoombro
Cirurgião do Ombro e Cotovelo
CRM 26831