A luxação é popularmente dita como “deslocar” ou “tirar o membro do lugar“. No ombro, ocorre quando há uma desarticulação desses ossos, seja por uma hiperfrouxidão articular, seja por meio de uma pancada, onde o úmero se desloca para frente, para trás ou para baixo, causando dor e impossibilidade de movimentação.
.
Veja a seguir o que fazer (e o que NÃO fazer) em caso de luxação do ombro!
.
✅O que FAZER:
.
1 – IMOBILIZAR A ARTICULAÇÃO
.
👉🏻 A imobilização e o repouso são fundamentais nos casos de luxação para evitar maiores danos. Continuar aplicando tensão e força no membro luxado pode gerar mais danos, muitas vezes, piorando o caso. A imobilização com tipoia caseira é uma boa alternativa.
.
2- APLICAR GELO
.
👉🏻 Para atenuar a resposta inflamatória e aliviar o inchaço e a dor. O gelo deve ser moído e aplicado de forma a cobrir toda a articulação do ombro, por cerca de 20 minutos, a cada hora, nas primeiras horas após a lesão.
.
3 – PROCURAR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
.
👉🏻 A busca imediata por um especialista é fundamental para averiguar se não houve lesões nos tendíneas ou musculares concomitantes à luxação. É comum que haja, junto à luxação, rompimento dos tendões do manguito rotador (conjunto de músculos que conferem estabilidade à articulação do ombro).
.
❌ O que NÃO fazer:
.
1 – TENTAR “ARRUMAR” O OMBRO
.
👉🏻 Tentar “colocar o ombro no lugar” sozinho ou com a ajuda de terceiros é a pior decisão que pode-se ter no momento. A manipulação por pessoas não especializadas pode agravar muito as lesões.
.
2 – APLICAR COMPRESSA QUENTE
.
👉🏻 A aplicação de compressa quente (em vez de gelo) no local faz com que haja maior vasodilatação e, consequentemente, piora do inchaço, da inflamação e da dor no local.
.
3 – IGNORAR A LESÃO
.
👉🏻 Ignorar o repouso e subestimar a gravidade da lesão também é uma coisa que não deve ser feita. A dor de uma luxação é muitas vezes descrita como excruciante, portanto, a procura pelo especialista é fundamental para o alívio dos sintomas.
.
O seu ombro luxa com frequência? Agende uma consulta!
.
Dr. Gustavo Vicenzi
Cirurgião de Ombro e Cotovelo
CRM 26831